Foi com alegria que, através de um compartilhamento feito por um amigo no facebook, tive acesso a sua carta aberta ao Papa Francisco, alegre por saber ou esperar que o senhor, ou qualquer pessoa possa ler estes pontos que gostaria de trazer para a nossa reflexão fraterna.
Quero, antes de mais nada, e já ciente de como algumas coisas acontecem na rede mundial, pedir minhas desculpas, se esta carta não foi escrita pelo senhor, mas como já foi “divulgada” vamos as reflexões:
Sim, a vinda do Santo Padre dos Católicos custará um valor aos cofres públicos brasileiros... porém, também virá com o Papa milhares de jovens do mundo inteiro, que não são contribuintes tributários em nossa republica federativa, esses jovens irão utilizar os mais diversos serviços que são tributados pelo nosso governos. Não sei se é de conhecimento do senhor, acredito que sim, que temos uma das maiores carga tributaria do mundo... com isso, imagine que cada jovem deste, ao pegar um transporte coletivo, se hospedar em hotéis, consumir alimentos, utilizar nossa telefonia, adquirir passagens aéreas e outros diversos serviços estará enchendo os cofres públicos do nosso governos.
Neste ponto o senhor pode ficar despreocupado, o governo ganhará MUITO mais do que esses 120 milhões que serão gastos com a segurança do Papa, não por ser um líder religioso, mas sim, como o senhor mesmo disse, por ser uma autoridade civil.
Também gostaria de informar ao senhor que o Papa Francisco, não é franciscano... ele é Jesuíta, mas eu entendo esta confusão porque sei que o senhor não conhece a estrutura da Igreja Católica Apostólica Romana.
Lembro ao senhor, que a maior instituição de caridade do mundo é a igreja católica... e isso pode ser facilmente encontrado na internet... temos milhares de creches, orfanatos, hospitais, a Pastoral Familiar e diversos outros movimentos que buscam a valorização do homem em sua plenitude.
Como disse anteriormente, o governo ganhará bem mais do que investirá!
As igrejas Evangélicas (e aqui incluo a igreja Católica, por esta também acreditar e viver o evangelho), diferente do que o senhor descreve, recebem sim, benesses oficiais, e elas são chamadas de “isenção tributarias”. Nenhum Igreja paga impostos, estes mesmo, se fosse recolhidos poderiam também, ajudar milhares de pessoas que vivem na miséria, e eu espero que a isenção que o senhor recebe, a titulo de Igreja, não lhe cause constrangimento.
Quanto a manifestação que serão realizadas pelos lideres evangélicos, basta lembrar a eles que toda o custo da vinda do Papa, a titulo de Igreja, está sendo custeado pela Igreja Católica, através do dizimo de seus fieis, inscrições e patrocinadores e mais uma vez, o que é investido pelo governo voltará aos cofres públicos através dos tributos que serão recolhidos pelos católicos. Sei, senhor e amado pastor, em breve ao utilizar um serviço publico, o senhor também será um beneficiado destes milhares de jovens católicos.
Fico alarmado quando o senhor diz a seguinte frase: “ Por isso, estão se preparando para uma grande manifestação de repúdio na cidade do Rio de Janeiro, dois dias antes de seu evento. Esta manifestação pretende reunir mais de um milhão de vozes, e levará o nosso povo a um inédito choque entre católicos e evangélicos. (1)”
Primeiro porque o evento não á do Papa, mas sim da Igreja Católica do mundo inteiro, o qual ele hoje é o representante, e volto a lhe afirmar, os custos serão 100% pagos pelos dízimos destes católicos e como lhe mostrei acima e volto a lhe repetir, o governo ganhará muito mais nos “tributos” recolhidos durante este evento.
O segundo ponto é a afirmação de que a presença dele, a Jornada de Jovens Católicos do mundo inteiro irá criar um conflito inédito com os evangélicos... caro Pastor, o mundo sabe da nossa capacidade de dialogo e por incrível que pareça, católicos e evangélicos protestantes se respeitam e não entrarão em conflito, somos cristão e vivemos a Paz. Mas, caso exista um desejo da parte destas “milhares” de pessoas em criar um choque inédito com os católicos, fiquem tranquilo, de nossa parte, apenas será encontrado o amor, pois no peito levamos uma cruz e em nossos corações o que disse Jesus.
Quando ao caso do Monsenhor Nunzio Scarano, acho que não deveríamos entrar neste créditos, o senhor não acha, até mesmo porque a própria palavra de Deus nos fala que seremos medidos com a mesma medida e eu não gostaria de lembrar de diversas prisões, processos que acontecem e que são noticiadas com tanta periodicidade na mídia... Não queremos julgar, para não ser julgados.
O Papa virá ao Brasil e aqui será acolhido por milhares de fieis, católicos ou não... aqui ele anunciará JESUS CRISTO como a Igreja tem feito a milhares de anos... Mais uma vez, acredito que o senhor, ainda não teve acesso a Catecismo da Igreja Católica, pois se o tivesse, saberia que o centro de nossa fé e o Cristo Jesus. Podemos venerar os Santos, veneramos a mãe do nosso Salvador, mas ADORAMOS apenas a Jesus Cristo, filho de Deus e nosso Salvador.
Também quero lembrar ao senhor, ou lhe comunicar, porque parece que não é de seu conhecimento, que a Conferencia de Aparecida, onde a Igreja se reuniu e foi preparado o documento que o senhor citou, foi feito, por meses antes, um grande estudos em todas as Igrejas Católicas da América Latina, este texto foi fruto do nosso trabalho... e olha, no coração de cada católico, existe apenas um que é adorado, nosso senhor Jesus Cristo. Todos os católicos veneram os santos e nossa senhora, com o mesmo amor e carinho que vemos nossos irmãos protestantes venerarem seus pastores e profetas. Para isso basta olhar em algumas portas, lá sempre tem a imagem do pastor... Quando olhamos para uma imagem lembramos imediatamente de Cristo Jesus e eu sei que cada fiel protestante, ao olhar seu pastor deve ter o mesmo sentimento que nós temos.
Eu gostaria até de pedir ao senhor, neste dialogo tão franco e amoroso que nós estamos tendo, que também leve minhas mensagens aos pastores desta terra, anunciem Jesus sem precisar abrir tantas igrejas, utilizem seus dízimos não apenas para comprar os bens materiais, mas para distribuir Bíblias, construir casas... anunciar Cristo fora das paredes dos grandes templos que estão sendo construídos pelo mundo... Não caiam no erro que a Igreja Católica cometeu ha séculos atrás...
Desejo pedir ao senhor e a todos os irmãos evangélicos que com amor, orem pelo povo desta terra, por cada Pelegrino, que este seja um encontro de vida e não tenha duvida, que mesmo se alguém rezar uma ave-maria (Oração que é apenas saudação do anjo a Maria, escrita na Bíblia) se a imagem do Cristo que estará cravada no coração deste fiel.
Peço desculpas, se em algum momento não fui claro, espero que eu tenha ajudado nesta reflexão, mesmo com o meu pouco conhecimento nesta minha juventude.
Que nosso Senhor Jesus Cristo continue a abençoar o senhor e seu ministério!
Que a Paz do Senhor esteja contigo.
Luis Rocha.
3 comentários:
Luis parabéns pela concisão e sutileza de sua resposta reflexiva!
Muito bom Luis Rocha, gostei muito
gostei
Postar um comentário